Transtorno de Ansiedade Generalizada -TAG

O transtorno de ansiedade generalizada caracteriza-se por um estado persistente de ansiedade e inquietação. Como explica a Dra. Fernanda Schultz, médica com experiência em saúde mental, as pessoas com TAG apresentam preocupações excessivas, bem como medos e temores.

Diferentemente de outros transtornos psiquiátricos, no caso do TAG, o objeto de preocupação não é necessariamente específico e, frequentemente, se modifica com o tempo. As preocupações podem girar em torno de acontecimentos bastante cotidianos, como questões de trabalho, família e pequenas tarefas. Os sintomas dessas preocupações excessivas, como esclarece a Dra. Fernanda, podem incluir tremor, sudorese, exaustão, bem como dores e afecções físicas, caracterizadas como doenças psicossomáticas. Além disso, o transtorno de ansiedade pode causar dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular e alterações do sono.

O tratamento do transtorno de ansiedade, numa perspectiva integrativa, procurará aliviar os sintomas e, progressivamente, tratar de maneira efetiva as causas de tal desequilíbrio. Para isso, poderão ser necessários medicamentos alopáticos, bem como terapias alternativas e complementares, capazes de reequilibrar o organismo, trazer silêncio e bem-estar. Exemplos são uso de substâncias fitoterápicas calmantes, a prática de exercícios físicos e de meditação, psicoterapia e processos de cura emocionais e espirituais.