Psiquiatria Nutricional

A psiquiatria nutricional é uma nova área de pesquisa, que investiga relações entre a ação dos nutrientes no organismo, alterações metabólicas, transtornos mentais e doenças crônicas não transmissíveis (como hipertensão, diabetes, obesidade, doença cardiovascular), empregando dietas para prevenção e tratamentos.

Como explica a Dra. Fernanda Schultz, a psiquiatria nutricional se baseia no aumento dos estudos que observam o vínculo entre a qualidade da dieta e a saúde mental. Por um lado, percebe-se que uma dieta desequilibrada pode aumentar o risco, por exemplo, de ansiedade e de depressão. Por outro, já se sabe que a nutrição pode beneficiar pessoas em sofrimento psíquico. É o caso, por exemplo, dos alimentos com propriedades calmantes, ou daqueles que são fontes de fibra, ou também dos que são ricos em triptofano (fundamental nos processos bioquímicos do sono e do humor), ou ainda do magnésio (presente em quase todos os principais processos metabólicos e bioquímicos e cuja deficiência no organismo pode resultar, portanto, em sintomas como fadiga, ansiedade, nervosismo e irritabilidade).

A psiquiatria nutricional é um meio de prevenção e de tratamento coadjuvante de transtornos mentais. A Dra. Fernanda Schultz, pela perspectiva holística da medicina, adota esse meio, unindo a escuta atenta a cada um de seus pacientes e o conhecimento nutricional necessário para encontrar, com eles, uma dieta saudável, tanto física quanto psiquicamente.