Fobia Social e outras fobias

A fobia social se caracteriza pelo medo de determinadas situações sociais, geralmente relacionadas ao desempenho individual. Por causa da ansiedade intensa, tais situações são evitadas ou realizadas com sofrimento psíquico. Entre os sintomas da fobia social, pode-se citar sudorese, rubor, problemas gastrointestinais e tremores. Como explica a Dra. Fernanda, tais sintomas podem ser inclusive imaginados pela pessoa antes da situação de interação social, sendo eles mesmos objetos de medo e angústia.

Entre as situações consideradas gatilhos para fobia social, destacam-se falar ou performar em público. Porém, em alguns casos, a fobia pode se estender para gestos bastante cotidianos, como comer em público, conversar e circular por ambientes compartilhados.

As fobias são em geral caracterizadas pela sensação de medo e ansiedade desproporcional à ameaça real, isto é, àquela que é socialmente considerada normal. Entre as fobias, pode-se citar o medo de contato com objetos, animais ou situações específicas, como a fobia de viagens de avião, aranhas ou de permanecer em lugares fechados ou pouco ventilados.

O tratamento das fobias pode ser realizado através de medicamentos e suporte psicoterapêutico. Pela perspectiva da medicina integrativa, devem ser conciliados tratamentos para a saúde física, mental, emocional e espiritual, considerando o contexto sócio afetivo no qual a pessoa circula.