O estresse é uma reação do organismo frente a uma situação de perigo, tensão ou preocupação. Como explica a Dra. Fernanda Schultz, médica com experiência no tratamento de transtornos psicológicos, trata-se de um estado perfeitamente natural, desde que não se torne crônico, isto é, desde que não se prolongue indefinidamente.

No mundo atual, no contexto urbano e do mundo do trabalho, caracterizado por um excesso de estímulos e mudanças, o estresse tornou-se um problema de saúde coletiva, impactando negativamente a vida de milhares de pessoas, ao trazer sintomas físicos e psicológicos que, se não conduzidos apropriadamente, podem levar a consequências bastante graves. “Estudos vêm mostrando que os altos níveis de estresse aumentam o risco de desenvolvimento de diversas doenças e, sobretudo, em perda significativa na qualidade de vida” conta a Dra. Fernanda.

Cabe notar alguns sinais do estresse, que devem acender um alerta para o cuidado com a saúde mental. São eles: a taquicardia (aumento no ritmo dos batimentos cardíacos), tensão muscular, problemas no sono, problemas gástricos e intestinais. Além disso, o efeito do estresse no corpo pode levar ao desenvolvimento de outros transtornos, como doenças psicossomáticas e transtornos de ansiedade.

Para tratar efetivamente o estresse, além de aliviar seus sintomas, é fundamental conhecer aquilo que chamamos “estressores”, isto é, demandas que provocam estresse. Conhecer seus estressores e avaliar se é o caso de eliminá-los ou aprender outras maneiras de lidar com eles é um caminho delicado, que pode ser facilitado por um cuidado em saúde integrativo, levando em conta fatores fisiológicos e bioquímicos, bem como psicossociais e contextuais.