Esquizofrenia e outros Transtorno Psicóticos

A esquizofrenia é uma condição de saúde mental que integra quadros de psicose, alucinações, delírios, pensamentos e comportamentos desorganizados, problemas afetivos e cognitivos. Como explica a Dra. Fernanda Schultz, médica com experiência no cuidado em saúde mental, não há uma causa única para a esquizofrenia, e sim estudos indicando que ela pode ter componentes genéticos e ambientais, físicos e sociais.

Entre os sintomas da esquizofrenia, podemos citar o afeto embotado expressão facial neutra, pouco contato visual, pouca comunicação verbal, associabilidade e pouco interesse em atividades consideradas normais. Além de tais sintomas afetivos negativos, podem haver transtornos de pensamento, comportamentos inesperados e problemas cognitivos, como dificuldade de processar informações, concentrar-se ou acessar a memória.

Por ser uma condição bastante complexa, com possibilidade de afetar profundamente a pessoa e seu círculo social, a pessoa com esquizofrenia deve ser acompanhada de perto por profissionais competentes e experientes, capazes de atuar com sensibilidade e eficiência. Tal tratamento poderá incluir medicamentos, terapias alternativas e medidas de reabilitação psicossocial. A Dra. Fernanda pontua, ainda, a importância do diagnóstico e tratamento precoce, que melhoram significativamente o prognóstico e a qualidade de vida do/a/e paciente.