Doença Psicossomática

Doenças psicossomáticas são caracterizadas por sintomas físicos causados por alterações emocionais. Como explica a Dra. Fernanda Schultz, os sintomas das doenças psicossomáticas não são vinculados a nenhuma alteração física ou orgânica, tampouco a qualquer outra doença. Por essa razão, sintomas como esses são muitas vezes dificilmente diagnosticados e tratados.

Dentre os sintomas psicossomáticos mais comuns, podemos citar dores, falta de ar, taquicardia, tremor e diarréia. A Dra. Fernanda cita, ainda, as diferentes partes do organismo que podem ser afetadas. No estômago, podem ocorrer queimação, náusea, gastrite e úlcera. O funcionamento do intestino pode ser desregulado, causando diarreia ou prisão de ventre. Na garganta, podem ocorrer inflamações, bem como irritações frequentes e amigdalites. Nos pulmões, falta de ar e sensação de sufocamento, podendo ser confundida com doenças cardíacas. Para além dessas regiões, podem ocorrer dores musculares e articulares e afecções de pele: coceira, ardência e formigamento.

As doenças psicossomáticas podem surgir acompanhadas de outros transtornos, como insônia e irritabilidade.

Como pontua a Dra. Fernanda, para tratar efetivamente tais sintomas, é fundamental um atendimento integrativo, que combine o eventual uso de medicamentos a mudanças atitudinais e de estilo de vida, assim como ações que visem ao autoconhecimento e à integração harmoniosa com o ambiente e com as relações interpessoais. Para isso, no contexto da saúde mental integrativa, o tratamento levará em conta a saúde e a vida de/o/a paciente como um todo.