Depressão é o termo geral para diversos transtornos, conhecidos como transtornos depressivos. Apesar de terem características diferentes quanto à duração, causa e intensidade dos sintomas, tais transtornos têm em comum a apresentação de um quadro de tristeza aguda e duradoura, capaz de afetar as atividades cotidianas e reduzir o interesse e o prazer em atividades que antes eram consideradas agradáveis.

Dentre os sintomas dos quadros depressivos, destacam-se a dificuldade de concentração, fadiga, diminuição da libido, distúrbios do sono e humor deprimido, caracterizado por sentimentos de melancolia e desânimo. Além disso, a depressão pode acarretar alterações no apetite comer pouco ou em excesso, ansiedade e baixa autoestima.

Como explica a Dra. Fernanda Schultz, médica com experiência na abordagem integrativa dos transtornos de saúde mental, a depressão pode ter causas hereditárias, sociais e políticas. Ou seja, está relacionada ao funcionamento do corpo físico, bem como aos aspectos emocionais e espirituais. Por isso, é fundamental abordá-la de maneira responsável e complexa, incentivando a pessoa a procurar autonomia para melhorar sua saúde.

Dentre os tratamentos para os transtornos depressivos, destacam-se o uso de fármacos específicos, psicoterapia, práticas de relaxamento e autoconhecimento.