Transtornos por usos de substâncias é um termo geral que caracteriza os problemas de saúde trazidos pelo consumo excessivo de drogas.
Como explica a Dra. Fernanda Schultz, com ampla experiência em medicina integrativa, o abuso de substâncias nunca é um problema simples, e sim multifatorial, sendo influenciado pelo contexto psicossocial, cultural, psicológico e físico de cada pessoa.
A Dra. Fernanda pontua que o uso abusivo de drogas pode prejudicar profundamente as demais atividades valorizadas pela pessoa e, em muitos casos, produzir intoxicação, abstinência e outros transtornos psicológicos ou psiquiátricos associados a algumas substâncias.
A intoxicação é a síndrome reversível causada pela droga utilizada, que pode levar a alterações comportamentais e psicológicas, variações na percepção e na sensibilidade, problemas na interação social e na capacidade de lidar com diferentes situações. Já abstinência é o nome dado aos sintomas causados pela interrupção do consumo da substância em questão, o que pode levar ao retorno do uso, devido ao sofrimento físico e psicológico acarretado.
Cabe notar, por último, que o tratamento dos transtornos por uso de drogas, sob a perspectiva da medicina integrativa, deve levar em conta transformações na alimentação e no ambiente bioquímico do organismo, fortalecendo a saúde física, emocional e espiritual.