A compulsão alimentar é um transtorno caracterizado pelo consumo de grandes quantidades de alimento, em episódios recorrentes. Como conta a Dra. Fernanda Schultz, durante tal consumo excessivo, as pessoas costumam sentir perda de controle e, após o episódio, podem apresentar comportamentos compensatórios e sensação de culpa.
Pessoas com compulsão alimentar podem comer mais rapidamente do que de costume, alimentar-se sozinhas por sentirem vergonha, alimentar-se até sentir dor ou desconforto físico e, principalmente, alimentar-se mesmo quando não está sentindo fome física. Por essas razões, a compulsão alimentar está relacionada com sobrepeso e obesidade, sendo bastante comum em pacientes obesos.
A Dra. Fernanda explica que tal transtorno é complexo, sendo motivado e impactado por fatores psicossociais, comportamentais e fisiológicos. Para isso, se faz necessária uma abordagem integrativa, holística e sensível, capaz de orientar a pessoa na direção de transformar sua relação com a comida, modificando determinados comportamentos nocivos à saúde e construindo, aos poucos, hábitos mais saudáveis.