A anorexia é um transtorno psicológico caracterizado pelo medo de ganhar peso ou de tornar-se obeso, o qual não diminui com a perda de peso e a magreza. Como explica a Dra. Fernanda Schultz, médica com experiência em saúde mental e alimentação, a anorexia produz uma distorção na imagem que a pessoa tem de seu próprio corpo, o que por sua vez a leva a reduzir drasticamente a ingestão de alimentos, a ponto de prejudicar sua saúde. É importante notar que a imagem do corpo magro como saudável e desejável é socialmente construída, colocando-se como padrão sobretudo para pessoas associadas ao gênero feminino. 

Há dois tipos principais de manifestação da anorexia. O primeiro deles, chamado tipo restritivo, acontece quando as pessoas restringem sua alimentação visando à perda de peso, muitas vezes conciliando uma dieta hipocalórica com a prática intensa de atividades físicas. 

O segundo tipo caracteriza-se por episódios de compulsão alimentar seguidos por purgação. Ou seja, as pessoas comem alimentos de maneira que consideram excessiva e, logo após, induzem vômitos, utilizam laxantes ou outros medicamentos no intuito de retirar aquela ingestão calórica de seus corpos. 

Muitas vezes, a anorexia pode acarretar distúrbios fisiológicos, como desequilíbrios hormonais, eletrolíticos e cardíacos. 

Como conta a Dra. Fernanda, o tratamento de transtornos alimentares deve ser realizado de maneira integrativa. “É fundamental realizar suplementação nutricional adequada, mas, para além disso, incentivar a ressignificação da relação da pessoa com o alimento.” Para isso, é necessário o suporte das pessoas com quem o/a/e paciente mantém laços afetivos, além de uma profunda reflexão crítica acerca do contexto psicossocial.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!