Síndromes demenciais ocorrem em consequência da degeneração cognitiva, geralmente causada pelo envelhecimento. Como explica a Dra. Fernanda Schultz, as demências podem ser classificadas como Alzheimer, corticais ou subcorticais, irreversíveis ou reversíveis.
A Dra. Fernanda frisa que a demência ocorre por conta de alterações físicas no cérebro, as quais se dão lentamente, mas são irreversíveis em grande parte dos casos. Tais alterações prejudicam sobretudo a memória das pessoas, o que afeta seu cotidiano, as relações interpessoais e a capacidade de realizar tarefas, levando muitas vezes à perda de autonomia.
O cuidado com pessoas que experienciam síndromes demenciais passa por garantir sua segurança, orientando transformações em seu modo de vida e contando com o auxílio da rede de apoio, afetiva e profissional. É fundamental, ainda, estimular a pessoa frequentemente, com atividades cognitivas e físicas.
Para além de medidas atitudinais, a pessoa com demência precisará ser avaliada física e psicologicamente, no que se refere aos medicamentos que vem utilizando, a alimentação, a suplementação nutricional e seu estado psicossocial, que envolve relações interpessoais e espiritualidade.