TOC, ou transtorno obsessivo-compulsivo, é um transtorno psicológico que se caracteriza pela presença de pensamentos, comportamentos e imaginações recorrentes, que se manifestam através de comportamentos ou atos mentais repetitivos. Como explica a Dra. Fernanda Schultz, médica com experiência no tratamento de transtornos psiquiátricos, as pessoas com TOC sentem-se pressionadas a performar determinados gestos para tentar aplacar a ansiedade causada por seus pensamentos obsessivos.
Entre pensamentos obsessivos, pode-se citar o medo de contaminação (que leva à limpeza compulsiva), medo de violências ou de situações desordenadas. Já as compulsões, também chamadas rituais, são comportamentos que se repetem para aliviar a pressão dos pensamentos obsessivos. Entre as compulsões comuns, destacam-se gestos de limpeza (banhos, lavar as mãos), verificações (portas e sistema de gás, para dar alguns exemplos).
A Dra. Fernanda salienta que, trazendo uma carga elevada de angústia, as obsessões e compulsões frequentemente se associam a outros transtornos psicológicos, como a ansiedade e a depressão. Pessoas com TOC podem ter a vida social profundamente afetada.
O tratamento de transtornos obsessivos-compulsivos pode ser realizado através de medicamentos, de suporte psicológico e de transformações comportamentais, que devem ser orientadas de acordo com o contexto psicossocial e a história de cada pessoa.