A fadiga, ou o cansaço prolongado, acontece quando experienciamos falta de energia e necessidade excessiva de descansar. Como explica a Dra. Fernanda Schultz, é comum sentir-se fadigado após exercício físico intenso, privação de sono ou eventos estressantes. O problema é quando tal cansaço torna-se crônico, prejudicando a saúde e o bem-estar.
Entre os sintomas relacionados à fadiga, pode-se citar a fraqueza, ou a sensação de força insuficiente; a dispneia ao esforço, sintoma respiratório que pode manifestar-se como cansaço ou intolerância ao exercício e a sonolência, resultante de privação de sono.
A Dra. Fernanda observa que a fadiga é um sintoma bastante comum, que pode ter causas psicossociais ou estar relacionada a doenças agudas e crônicas. Entre elas, destacam-se anemia, estresse, depressão e outros transtornos psicológicos, doenças crônicas como diabetes e hipotireodismo ou doenças graves, como cânceres.
É necessário, portanto, investigar com atenção as causas para orientar o tratamento adequado, o qual pode incluir transformações no estilo de vida, suplementação nutricional, medicamentos e suporte psicológico.